Por que a infecção urinária afeta mais as mulheres?

Se você sente ardência para urinar, cuidado. A saúde do seu sistema urinário pode estar comprometida. Os sintomas mais comuns em pessoas que apresentam infecção urinária são dor ou ardência para urinar, urina escura ou acompanhada de sangue, dor pélvica ou nas costas, vontade constante de urinar, febre, náuseas e vômitos.
A Infecção do Trato Urinário é um quadro infeccioso que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, bexiga, uretra e ureteres. Esta doença aparece mais facilmente em mulheres do que em homens, principalmente pela anatomia do corpo feminino. Na mulher, o ânus e a vagina estão muito próximos da entrada da uretra – que é bem mais curta nas mulheres -, o que favorece a migração de bactérias. Os homens são menos suscetíveis à infecção porque, como a uretra é até cinco vezes maior neles, os micróbios não chegam à bexiga com facilidade.
“A infecção urinária ocorre quando uma bactéria entra no sistema urinário por meio da uretra e começa a se multiplicar na bexiga. O aparelho urinário costuma expelir esses organismos estranhos do corpo, mas algumas vezes essas defesas falham e a bactéria em questão passa a crescer, dando início a uma infecção. Quando ocorre a proliferação da bactéria na bexiga, a infecção é denominada de cistite; quando atinge o rim, é chamada de pielonefrite”, explica o nefrologista do Ineb, Leonardo Garnica
É fundamental que o tratamento da infecção seja realizado logo ao detectar os primeiros sintomas da doença para que ela não acometa os órgãos do sistema urinário. Alguns fatores podem facilitar para que a pessoa desenvolva a doença, como o uso de contraceptivos, espermicidas, a menopausa, pedra nos rins e má higienização da região íntima. Evitar e tratar adequadamente estes fatores são formas de prevenir o surgimento e ou agravamento da infecção.
Prevenção e tratamento
O diagnóstico precoce da infecção é essencial para que a doença não se alastre pelo sistema urinário. Consultar seu médico e realizar exames de rotina são fundamentais para manter seu corpo saudável. Porém, com algumas medidas no seu dia a dia você pode prevenir a infecção urinária e manter a sua saúde.
• Beba muito líquido e adote uma alimentação balanceada;
• Mantenha a higiene em dia: limpe-se após urinar para evitar que bactérias se acumulem no local;
• Urine após relações sexuais, pois isso ajuda a empurrar para fora as bactérias que possam ter migrado durante o ato;
• Use absorventes externos em vez de internos e troque cada vez que for ao banheiro;
• Evite usar calças muito apertadas;
• Use calcinha e meia calça de algodão e troque-as, pelo menos, uma vez por dia.