Menos sal e mais saúde renal

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo de sódio não seja maior que dois gramas por dia, o que equivale a cinco gramas de sal.

Porém, o brasileiro consome em média 12 gramas de sal por dia.

Reduzir o consumo de sal (cloreto de sódio) pode ser benéfico para a saúde renal, especialmente se você tiver risco de doença renal ou já tiver uma condição renal. 

O excesso de sal na dieta pode aumentar a pressão arterial e contribuir para o desenvolvimento ou agravamento de doenças renais, como a hipertensão e a doença renal crônica (RDC).

Aqui estão algumas razões pelas quais menos sal podem ser benéficos para a saúde renal:

1 – Controle da pressão arterial: O som retém água no corpo, o que pode aumentar o volume sanguíneo e a pressão arterial. A hipertensão arterial é uma das principais causas de danos aos rins ao longo do tempo.

2 – Prevenção de cálculos renais: O consumo excessivo de sal pode aumentar o risco de estudos renais, pois o sódio contribui para a formação de cristais nos rins.

3 – Redução do estresse nos enxágues: Consumir menos sal pode ajudar a reduzir a carga de trabalho dos enxágues, uma vez que eles são responsáveis ​​por filtrar o excesso de sódio do corpo.

4 – Menos proteína na urina: Uma dieta rica em sal pode levar a uma excreção aumentada de proteínas na urina, o que é um sinal de estresse nos enxágues.

Para reduzir o consumo de sal e promover a saúde renal, você pode seguir estas diretrizes:

5 – Leia os rótulos dos alimentos para verificar o teor de sódio e escolher produtos com baixo teor de sódio.

6 – Evite adicionar sal às refeições e utilize alternativas de temperos, como ervas e especiarias, para dar sabor à comida.

7 – Aumente a ingestão de frutas, vegetais, legumes, grãos integrais e proteínas magras, como peixes, frango e feijão, em vez de alimentos processados.

8 – Beba água em quantidade suficiente para ajudar a diluir o som e auxiliar na eliminação pelos enxágues.

Toda dieta deve ser feita com acompanhamento médico, especialmente se você já tiver doença renal ou outras condições de saúde que possam afetar o equilíbrio de transtornos no corpo. 

O seu médico ou um nefrologista pode ajudá-lo a criar um plano alimentar adequado às suas necessidades específicas.

Em pacientes com Doença Renal Crônica o consumo diário de sal deve ser a metade do que recomenda a OMS.”Os rins funcionam como filtros do nosso organismo, e assim, são os responsáveis por eliminar o excesso de sal.

Faça a avaliação anual de saúde com um médico, há sintomas silenciosos que só os exames laboratoriais podem identificar!

Agende já sua consulta.

Somos especializados na prevenção e tratamento de doenças renais em consultório e em domicílio.

Faça a avaliação anual de saúde com um médico, há sintomas silenciosos que só os exames laboratoriais podem identificar!

Agende já sua consulta.

Responsável Técnico:

Isabela Novais Medeiros CRM 15517

Registro da Unidade CRM nº 2742

INEB – INSTITUTO DE NEFROLOGIA DE BRASILIA LTDA

CNPJ: 10.580.711/00001-36

Clinica Especializada/ Ambulatório Especializado

Endereço: SHCSW LOTES 3/4/5, Cruzeiro/Sudoeste

Centro Clínico Sudoeste Sala 219,

Brasília – DF, 70648-010

#diálise #hemodiafiltração #hdf #hemodiálise #drc #doençarenalc #ineb #bsb #saude

Outros Posts

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso site. Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando na nossa Política de Privacidade.